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domingo, 13 de novembro de 2016

Perashat Vayerá


Em mérito de Ana Paula Martins, que tenha um bom parto, be'ezrat Hashem
E o Eterno se mostrou a ele em Eloné Mamré, enquanto ele estava sentado à porta da tenda, estando quente o dia. E ergueu seus olhos e eis que três homens se dispunham em sua direção; e viu e correu em sua direção, desde a porta da tenda, e se detiveram em direção da terra. E disse "Meus senhores, se achei graça aos olhos de vocês, não passem para além do servo de vocês. Tomem um pouco de água e lavem seus pés; e nos assentemos sob a árvore. E buscarei pão amassado e vocês alimentarão seus corações, e depois vocês passarão; porquanto vocês passaram pelo servo de vocês." E lhe disseram: "Sim, faça conforme você disse." E se apressou Abraham em direção da tenda, até Sará; e disse: "Se apresse! Tome três medidas de farinha de trigo, prepare e faça bolos." E Abraham correu à vaca, e tomou um bezerro puro e bom, e deu ao jovem, e se apressou em fazê-lo (abater e preparar). E pegou a manteiga, o leite e o novilho que preparou, e pôs diante deles; ele se pôs de pé diante deles sob a árvore, enquanto comiam. E disseram a ele: "Onde está Sará, a tua esposa?" E ele respondeu: "Está aqui, na tenda." Então eles lhe disseram: "Eu voltarei a ti por volta desta época, e eis que haverá um filho para Sará, tua esposa." E Sará estava ouvindo desde a porta da tenda, estando ele por detrás. E Abraham e Sará eram idosos, entrados em dias, e a Sará já havia cessado o costume como das mulheres. E riu Sará consigo mesma dizendo (pensando): "Depois de eu estar envelhecida teria eu este prazer, e estando meu senhor já idoso?" E disse o Eterno a Abraham: "Por quê isto, que Sará riu dizendo 'Como poderei eu gerar filho, estando eu idosa'? O Eterno se espantaria com algo? Por volta desta época Eu voltarei a ti, como agora, e Sará terá um filho!"
Bereshit 12:1-14

Alguns versos antes, no final da perashá anterior (Lech Lechá), Abraham havia terminado de fazer a circuncisão em si e em todos da sua casa, conforme D'us ordenara. Agora, três dias depois (quando há o auge da dor da circuncisão), ele estava à porta da sua tenda esperando por visitantes e viajantes: seu prazer era receber convidados e dar um excelente tratamento e descanso, para que estes pudessem seguir viagem. Por cumprir com tanto esmero a mitsvá de hachnassat orchim (recebimento de convidados), D'us enviou seus anjos na forma de viajantes, e desta forma lhe informou quando especificamente teria o filho prometido. Se verificarmos a forma com a qual Abraham recebe os visitantes, vemos o nível  de esmero, a ponto de praticamente implorar que estes lhe dessem a honra de comer em sua tenda! Sará também tinha esta dedicação, de forma que correu para preparar os bolos, conforme o pedido de seu marido. A primeira coisa que os convidados fazem logo depois de comer é perguntar por Sará para lhe dar a notícia - eles poderiam dizer a Abraham que este teria um filho; entretanto, perguntaram por Sará para dizer que ela teria um filho, e um dos motivos é que ela permitiu que seu marido tivesse um filho por meio de outra mulher (quem é mulher sabe o nível de abnegação que isto exige). Esta é uma das formas que podemos ver um dos conceitos do judaísmo, de que a mulher é espiritualmente mais elevada do que o homem por natureza; e poderíamos parafrasear: "Nossos patriarcas são santidade, e nossas matriarcas, santidade de santidades".
Há ainda uma coisa que passaria desapercebido, não fosse eu já ter escutado sobre isso: quando Abraham serviu seus convidados, ele primeiro serviu os alimentos lácteos para só depois servir os alimentos de carne. Há quem argumente que este seja a base da halachá no que concerne a ingestão de carne e leite: primeiro se ingere alimentos de leite, e logo depois de limpar a boca se come alimentos de carne (alguns acostumaram a aguardar um intervalo de tempo entre a ingestão de lácteos e a ingestão de carne). Entretanto, se a pessoa ingere alimentos de carne, ela deve esperar um mínimo de seis horas até a ingestão de alimentos lácteos novamente (no entando há comunidades que se acostumaram a esperar um intervalo menor de tempo; porém este não é o costume da maioria e sequer é recomendado que sigam tal costume).
Na perashá anterior vimos que Abraham riu quando D'us lhe prometeu um filho, e aqui vemos que Sará também riu quando D'us repetiu a promessa. E o nome da criança deveria ser Yitschak ("ele rirá", em hebraico). Como Abraham e Sará riram ao escutarem a promessa, de certa forma D'us então se rirá ao cumpri-la - "quem ri por último, ri melhor".

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