No princípio, ao criar D'us os céus e a terra, a terra era disforme e vazia, e o sopro de D'us pairava sobre as águas. E disse D'us: Haja luz! E houve luz. E viu D'us a luz, e eis que é boa; e separou D'us entre a luz e a escuridão. E chamou D'us à luz "dia", e à escuridão "noite"; e foi entardecer, e foi amanhecer, um dia.
Bereshit 1:1-5
Estas são as primeiras palavras ditas pela Torá, o livro que entrou para a História como a base do monoteísmo e da ética, e é o fundamento de toda a vida do povo judeu. Como o foco da Torá são as leis que devem ser seguidas para uma interação hamoniosa entre os seres humanos e entre o ser humano e D'us, por quê a Torá inicia com o relato da Criação? Rabi Yitschak questiona o por quê de a Torá não começar com o primeiro mandamento que o povo judeu recebeu, que foi o da contagem dos meses, e logo em seguida dá a resposta: quando as nações do mundo disserem aos judeus que somos ladrões por termos expulsado os povos que aqui viviam, devemos ter a resposta de que D'us fez toda a Terra e o que nela há, e Ele decidiu dar esta terra a quem lhe aprouve. Em uma das aulas que tive aqui na yeshivá com o rav Rotenberg, ele explicou que essa resposta não é necessariamente para ser dada às nações do mundo, haja visto que é sabido de antemão que não escutariam, mas que para soubéssemos nós mesmos que não fomos ladrões, e sim que recebemos do Criador esta terra como herança. Não surpreedentemente, os movimentos dentro do Estado de Israel que advocam a alegação de que os israelenses roubam terras dos árabes são justamente os grupos que mais se afastaram do estudo da Torá. Ai de nós!
O comentarista Ba'al Haturim nota que a expressão "no princípio" (בראשית), em hebraico tem as iniciais da frase "No começo D'us viu que Israel aceitaria a Torá" (בראשונה ראה אלקים שיקבלו ישראל תורה). Desde o começo da Criação D'us já visava a criação do povo judeu e revelar a Sua Torá. Ela é o guia de como as criaturas devem se portar e como alcançarem seus verdadeiros potenciais, revelando cada um a seu modo a Presença Divina. Há um Midrash que diz que D'us consultou todas as nações do mundo se desejavam aceitar um mandamento da Torá, mas todos recusaram e apenas o povo judeu se mostrou disposto a aceitar e cumpri-la.
O comentarista Ba'al Haturim nota que a expressão "no princípio" (בראשית), em hebraico tem as iniciais da frase "No começo D'us viu que Israel aceitaria a Torá" (בראשונה ראה אלקים שיקבלו ישראל תורה). Desde o começo da Criação D'us já visava a criação do povo judeu e revelar a Sua Torá. Ela é o guia de como as criaturas devem se portar e como alcançarem seus verdadeiros potenciais, revelando cada um a seu modo a Presença Divina. Há um Midrash que diz que D'us consultou todas as nações do mundo se desejavam aceitar um mandamento da Torá, mas todos recusaram e apenas o povo judeu se mostrou disposto a aceitar e cumpri-la.
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