Em mérito de Ana Paula Martins, que tenha um bom parto, be'ezrat Hashem.
E disse Hashem a Avram: parta de tua terra, de onde nasceste e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. E Eu te farei como uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei teu nome; e serás benção. E Eu abençoarei aos que te abençoarem, e os que te amaldiçoarem Eu tornarei maldito; e serão abençoadas em ti todas as famílias da terra. E foi-se Avram conforme lhe disse Hashem, e com ele se foi Lot; e Avram tinha 75 anos de idade ao partir de Charan. E tomou Avram a Sarai sua esposa, e a Lot seu sobrinho, e toda a propriedade que tinham, e a alma que fizeram em Charan; e saíram caminhando em direção da terra de Canaan, e vieram à terra de Canaan. E passou Avram na terra até o local de Shechem, até Elon Moré; o canaanita estava então na terra. E apareceu Hashem a Avram e disse "À tua semente darei esta terra"; e construiu alí um altar, ao Eterno que lhe apareceu. E estendeu desde ali até o monte, a leste de Bet El, e armou sua tenda; Bet El ao ocidente e 'Ái ao oriente. E construiu ali um altar ao Eterno, e o chamou em Nome do Eterno. E viajou Avram indo e viajando até o Negev.
Bereshit 12:1-9
Ao final da perashá passada (Noach), é lido sobre o começo da história de Abraham. Ele saiu de Ur Kasdim e se estabeleceu em Charan junto com seu pai e toda a sua família. Houve toda uma situação contada pelos nossos Sábios sobre o motivo de sua saída de sua terra natal, já que Abraham (ainda chamado de Abram) se rebelou contra a idolatria. Seu pai Terach e toda sua família saíram para evitar alguma eventual vingança da parte de Nimrod (já que ele mesmo se declarava um deus), e se estabeleceram em Charan, planejando viver ali definitivamente. Só que por seu grande mérito de descobrir sozinho que há um D'us que tudo governa, Ele o chamou para habitar na terra sagrada e estabelecer ali sua descendência para que fossem os expositores do monoteísmo à Humanidade. É neste momento, aos 75 anos de idade, que Abram é ordenado por D'us para ir a uma terra que para ele era desconhecida e lá se estabelecer. Segundo o comentarista Or Hachaim, D'us propositadamente não lhe explicou sobre como eram as condições da terra onde ele se estabeleceria, para verificar se ele cumpriria com Sua ordem da mesma forma como normalmente um ser humano cumpre a ordem de um rei mortal. Essa confiança que Abram tinha em D'us - apesar de Ele estar invisível aos olhos físicos - que o tornou diferente de todas as pessoas ao redor, e serve de exemplo para nós até hoje - Or Hachaim continua explicando que este foi o teste supremo pelo qual ele passou. Entretanto, há quem opine que o destino não era tão desconhecido assim, já que a gematria composta (nome de cada letra) da palavra "que te mostrarei" (אראך) em hebraico tem o mesmo valor da gematria simples de "terra de Israel" (ארץ ישראל), que é 832.
Ao chegar em seu destino, D'us se revela novamente a Abram e lhe promete: "À tua semente darei esta terra". O que nos resta uma questão: quem deveria herdar a terra de Israel, já que Abraham teria dois filhos? D'us diz a Avraham na disputa que teve com Sará por causa de Ishmael "pois Itschak será para ti descendência" (Bereshit 21:12). Segundo o Zohar, o mérito que permite à descendência de Abraham viver na terra de Israel é o sangue da berit milá (circuncisão) - a importância chega a um ponto no qual o anjo de Ishmael reinvidica a terra aos ishmaelitas, já que eles também tiram sangue em uma circuncisão, mas D'us permite que eles vivam somente enquanto a terra estiver vazia de seus verdadeiros donos assim como a circuncisão que eles fazem é "vazia" (incompleta, ou seja, compõe de apenas uma das três etapas de uma circuncisão válida pela Torá), e eles deveriam ceder assim que o exílio de Israel terminasse.
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Bet El à esquerda (sul) e Shechem à direita (norte). A cidade de Ái ficava cerca de 5,5km a leste de Bet El, enquanto que Elon Moré fica a cerca de 6,5km de Shechem. |
Como forma de obedecer a D'us e habitar na terra de Israel, Abraham fixou suas tendas em uma área grande, que se estendia desde a região próxima a Bet El e se extendendo até a região de Ái, ao longo de uma extensão de aproximadamente seis quilômetros, provavelmente por conta do grande número de servos e gados que Abraham possuía. Este foi o começo do assentamento do povo judeu na terra de Israel - que D'us possa prontamente trazer todo o povo judeu de volta à terra de nossos antepassados.
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