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segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Perashat Vayetse

E saiu Ia'akob de Beer Sheba e foi a Charán. E chegou ao lugar e pernoitou lá, pois o sol havia se posto, e tomou das pedras do local e as colocou como cabeceira; e deitou-se naquele lugar. E sonhou e eis que uma escada estava posta em direção da terra e sua ponta (cabeça) alcançava até os céus; e eis que os anjos de D'us subiam e desciam nela. E eis que Hashem estava posto acima dela, e disse: "Eu sou Hashem, D'us de Abraham teu pai, e o D'us de Itschak; a terra sobre a qual tu estás deitado, a ti Eu a darei e à tua semente. E tua semente será como o pó da terra, e te estenderás ao mar, ao oriente, ao norte e ao Negeb; e em ti serão benditas todas as famílias da terra, e em tua semente. E eis que Eu estarei contigo e te guardarei em todo lugar que fores, e Eu te trarei a esta terra, pois Eu não te abandonarei mesmo depois de ter te feito o que Eu te falei." E terminou Ia'akob seu sono e disse: "Certamente Hashem está neste lugar, e Eu não sabia." E viu e disse "Quão temível é este lugar! Aqui não é outra coisa senão a Casa de D'us, e este é o Portão dos Céus." E levantou Ia'akob pela manhã e tomou a pedra que pôs como cabeceira e fez dela um altar e verteu azeite sobre sua ponta (cabeça). E chamou o nome do local de Bet El, e Luz era o primeiro nome da cidade. E Ia'akob jurou um juramento dizendo: "Se D'us estiver comigo e me guardar neste caminho que estou caminhando, e me der pão para comer e roupa para vestir, e me trouxer em paz à casa de meu pai, e se for Hashem para mim por D'us, esta pedra que pus por altar será por 'casa de D'us', e tudo o que Tu me deres, dizimarei para Ti."
Bereshit 28:10 - 28:22

No final da perashá anterior (Perashat Toldot), Ia'akob foi enviado por seu pai Itschak a Padan Aram, à casa de seu cunhado Laban, para tomar de lá uma esposa, com a recomendação expressa de não tomar esposa do meio das mulheres canaanitas. Agora ele, na sua ida em busca de uma esposa digna e também fugindo da fúria de seu irmão, chega até o Monte Moriá (Monte do Templo), e ali ele procura descansar. Em Berachot 26b, os Sábios dizem que "vayifgá bamakom" (e chegou ao lugar) deve ser entendido como "e rezou no lugar", baseando-se na linguagem aplicada também pelo profeta Irmeiá (Jeremias 7:16) "veal tifgá bi" (e não reze para mim) - eles seguem explicando que aqui Ia'akob estabeleceu a reza de arbit. Quando ele foi dormir, ele pegou das pedras do lugar para por de cabeceira, e as pôs de forma a circular a sua cabeça porque temia algum ataque de animais selvagens.
Vemos também que aqui há uma segunda aparição do conceito de dízimo, que aparece pela primeira vez quando Abraham dá a Malki Tsedek um décimo do que tinha. O mandamento de dízimo (ma'asser) vem a nos lembrar que somos apenas donos temporários do que "possuímos", que é uma dádiva do Alto que deve ser usado para o nosso sustento e cumprir mandamentos. Bom lembrar que o mandamento de ma'asser é referente a tirar a décima parte dos frutos, animais e cereais, e não era pago em dinheiro de forma alguma - o que se poderia fazer em determinadas circunstâncias era vender o animal/vegetal a ser levado como ma'asser, pegar o dinheiro e comprar em Jerusalém para oferecer no Bet Hamikdash. Hoje em dia, como não há Templo de pé e os sacerdotes (kohanim) estão impuros para receber o ma'asser, faz-se um "pidyon", no qual separamos a parte a ser tida como ma'asser e a "redimimos" com o valor de uma moeda, que não deverá ser usada de forma alguma - a mitsvá de ma'asser (dízimo) e terumá (oferenda) de vegetais se aplica apenas a produtos da terra de Israel.

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