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quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Perashat Toldot

E esta é a história de Itschak, filho de Abraham; Abraham gerou a Itschak. E Itschak tinha 40 anos ao tomar Ribká, filha de Betuel, o arameu de Padan Aram; irmã de Laban, o arameu, tomou para si por mulher. E pediu Itschak a D'us em favor de sua mulher, porque ela era estéril; e o Eterno se compadeceu dele, e concebeu Ribká sua mulher. E conflitaram os filhos no interior dela. E ela disse "Se for assim, pra quê eu vivo?" E foi consultar o Eterno. E disse o Eterno a ela "Há dois povos no teu ventre, e duas nações do teu interior se separarão; e uma nação se sobrepujará sobre outra nação, e o maior servirá ao menor." E se completaram os seus dias de parir, e eis que havia gêmeos em seu ventre. E saiu o primeiro, o avermelhado. Ele todo era coberto de pelos; e foi chamado seu nome Essav. E depois disso saiu seu irmão; e sua mão segurava no calcanhar de Essav. E chamou seu nome de Ia'akob; e Itschak tinha 60 anos quando eles nascerem. E cresceram os jovens, e Essav era um homem que sabia caçar, homem de campo; e Ia'akob era um homem puro, que se assentava em tendas. E amou Itschak a Essav, pois tinha a caça em sua boca; e Ribká amava a Ia'akob. E cozinhava Ia'akob um cozido; e vinha Essav do campo, e estava cansado. E disse Essav a Ia'akob "Me alimente por favor com esta coisa avermelhada, pois estou cansado"; e por isso foi seu nome chamado de Edom (avermelhado). E disse Ia'akob "Me venda, claro como um dia, tua primogenitura." E disse Essav "Eis que estou a caminho de morrer; para quê me serve a primogenitura?" E disse Ia'akob "Me jure, claro como o dia!" E (Essav) lhe jurou; e vendeu sua primogenitura a Ia'akob. E Ia'akob deu a Essav pão e cozido de lentilhas. E (Essav) comeu, se saciou, se levantou e se foi; e desprezou Essav sua primogenitura. E houve fome na terra, além da primeira fome que houve nos dias de Abraham; e foi Itschak a Abimelech, rei dos filisteus, a caminho de Guerar. E apareceu a ele o Eterno, e disse "Não desça até o Egito; habite na terra que Eu te disser. Habite nesta terra e Eu estarei contigo; pois a ti e a tua descendência Eu darei todas estas terras, e erguerei Meu juramento que Eu jurei a Abraham teu pai. E aumentarei a tua semente como as estrelas do céu, e dei à tua semente todas estas terras; e serão benditas em tua semente todos os povos da terra. Pois Abraham ouviu Minha voz; e guardou Minha ordem, Meus mandamentos, Minhas leis e Meus ensinamentos."
Bereshit 25:19 - 26:5

Depois da morte de Abraham no final da perashá passada (Chayê Sará), a Torá passa a contar a história de Itschak. É a única perashá dedicada a contar sua história. Assim como Sará anteriormente, Ribká era estéril, e não podia gerar filhos. D'us atendeu o pedido de Itschak e tornou sua mulher fértil. Quando engravidou, seus filhos conflitavam, o que levou Ribká a ficar preocupada com o futuro de seus filhos - afinal, se já brigavam desde aquele momento, como seria posteriormente? E não só isso: a briga se dava sempre que se passava por determinados locais. Se ela passasse próximo a um local de idolatria, Essav brigava, querendo se ater a estes locais; e sempre que ela passava por um local de estudo da lei Divina, Ia'akob era quem lutava e procurava se aproximar. Por causa disso, ela foi até Shem - que ainda estava vivo naqueles dias - e pediu a ele que fosse consultar o Eterno. D'us a esclareceu de que duas forças opostas estavam dentro dela, personificados em seus filhos; dois grandes potenciais que dirigiriam o futuro da Humanidade. D'us esclarece que Essav e Ia'akob também não poderão estar ambos juntos como cabeça: enquanto um estiver dominando, o outro estará por baixo - porém, no final, "o maior servirá ao menor", indicando claramente como seria o fim dessa disputa.
Há ainda uma coisa interessante a ser dita: apesar de Essav ter influência voltada para a idolatria e Ia'akob para o serviço Divino, ambos nasceram puros e nenhum estaria sem liberdade de escolha para tomar o caminho que desejasse. A palavra "gêmeos" em hebraico se escreve "תאומים" (teomim); entretanto a Torá escreveu esta palavra sem a letra alef, escrevendo "תומים" (tomim), que também pode ser lido como "puros". A Torá neste ponto aparenta dizer "Eles nasceram com seus potenciais e influências, porém cada um teve a liberdade de escolha, a ponto de os gêmeos terem nascido puros, sem qualquer sujeira ou incapacidade de escolha".
Apesar da liberdade de escolha, Essav se deixou levar pela má inclinação e passou a tomar atitudes impróprias conforme foi crescendo e se tornando adulto. Itschak, apesar dos erros de Essav, o amava muito e de certa forma o tinha como o filho preferido. Uma possível explicação do motivo pelo qual Itschak o preferia era porque "tinha a caça em sua boca" - um comentarista afirma que isto significa que Essav "caçava" (enganava) com palavras dizendo coisas agradáveis a seu pai, aparentando ser uma pessoa piedosa, chegando inclusive ao ponto de perguntar como deveria dizimar o sal (algo que definitivamente não é requerido dizimar).
Logo em seguida a contar isto, a Torá passa a contar sobre a venda da primogenitura. Ia'akob era estudante de Torá e sabia que Essav faria um péssimo uso da primogenitura, e então a quis para si, para poder usá-la no serviço Divino. A oportunidade lhe fora dada por D'us durante o período de luto pela morte de Abraham. Essav não respeitou o luto e saiu para caçar como de costume, e ao voltar encontrou Ia'akob cozinhando um cozido de lentilhas, um prato comum para o período de luto. Ele voltara cansado do campo, e estava faminto. Ia'akob, procurando verificar se o irmão se importava com a primogenitura, decide lhe pedir para vendê-la em troca da sopa de lentilhas que vendia, o que Essav concorda sem nem mesmo pensar. Essav não estava em situação de morte iminente - estava apenas cansado -, mas tinha tanto desprezo que aceitou vender por uma comida que se come quando se está de luto! E o seu desprezo fica ainda mais evidente quando atentamos à forma que Essav falou da comida: "esta coisa avermelhada". Ou seja, sequer se importou em saber o que iria comer, se era uma comida boa ou ruim, simplesmente vendeu sua primogenitura por algo que sequer sabia o que era. Com a venda efetuada e confirmada por juramento, Ia'akob serviu ao irmão também pão para comer e saciar sua fome apropriadamente. E assim que seu irmão terminou de comer, ele se levantou e foi embora, e nunca o procurou para tentar reaver sua primogenitura.
Logo em seguida D'us mandou uma nova fome na região da Terra de Israel, o que forçou Itschak a sair da região onde morava. Ele foi até a região costeira, onde os filisteus moravam, e ali se estabeleceu. D'us o impediu de seguir adiante até o Egito, pois não era seu papel, e a fome logo cessaria. Chegando no local, D'us o afirma que ergueria Seu juramento porque Abraham guardou "Minha ordem, Meus mandamentos, Minhas leis e Meus ensinamentos". "Minha ordem" (mishmarti) se refere às ordens dadas para impedir a violação de um mandamento da Torá; "Meus mandamentos" se refere aos mandamentos que possuem explicação na Torá; "Minhas leis" se refere aos mandamentos que não possuem nenhuma explicação lógica (como a proibição de misturar lã e linho); e "Meus ensinamentos" (torotai) se refere tanto aos ensinamentos éticos e morais como também às duas Torás que existem -  a Torá Escrita e a Torá Oral. Com essa explicação, D'us passou a mensagem de que guardará o povo judeu futuramente se seguir o exemplo do nosso pai Abraham, guardando "Minha ordem, Meus mandamentos, Minhas leis e Meus ensinamentos".

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